Institucional

FPAJ fundacion psicología analitica junguiana

Eles iniciaram suas atividades em 2010, a equipe inicial composta pela Licenciada Ada C. Cerioni e pelo Prof. Lic. Santiago J. Torres, ministrando formação em Psicologia Analítica Junguiana, ambas professoras em múltiplas casas de estudo (UNC, UBA, UCES, Siglo XXI, etc), atualmente a fazer as suas teses de doutoramento em psicologia (UCES) e em ciências políticas (CEA).

De 2012 a 2016, atuaram na formação de graduados por meio da realização de cursos de Pós-Graduação da Universidade Nacional de Córdoba. Neste espaço foram ditadas as seguintes propostas: "Introdução à Psicologia Analítica de Carl G. Jung", "Psicologia Analítica Aplicada", "Contos de fada e arquétipos: uma interpretação analítica", "Interpretação e análise dos sonhos sob a perspectiva da psicologia junguiana ”, entre outros.

A partir de 2015, iniciou sua participação na Universidade Nacional de Córdoba, com duas propostas de graduação: "Psicoterapia analítica junguiana e clínica"; "Psicologia analítica junguiana aplicada à análise sociopolítica" . Ambas as propostas aprovadas pelo Honorável Conselho de Administração e renovadas consecutivamente em três ocasiões.

Durante os três anos de entrega destas propostas formativas, 2.831 alunos passaram pelas nossas aulas e avaliaram as propostas com elevado grau de satisfação.

Em 2018, duas novas propostas de formação de graduação são apresentadas: "Tipos psicológicos: sua aplicação ao campo clínico" e "Sonhos e contos de fadas: introdução à interpretação junguiana" . Novamente ambas as propostas foram aprovadas sem aviso prévio pelo Honorável Conselho de Administração. No primeiro ano de estudos, o número de matriculados nelas já chegava a 876 alunos.

Somado a essas propostas em 2019 está um seminário: "Novas contribuições da psicologia analítica junguiana: releituras de Byung Chul Han a partir dos desenvolvimentos de Carl G Jung" que começará em breve (agosto de 2019).

Durante 2013, foram apresentados os requisitos necessários para obter o Estatuto Jurídico correspondente como Fundação Jungiana de Psicologia Analítica F.P.A.J. Realização que se realiza em 2014, (Pers. Jud. 350A / 2014) sendo a primeira entidade em Córdoba a obter tal estatuto.

Graças a este convênio, aumentam-se os convênios de benefícios recíprocos com a Universidade Nacional de Córdoba, para o Ensino e a Pesquisa. O principal convênio existente é para colaboração em pesquisa, por meio da modalidade PSI (Supervised Research Practice). Nessa modalidade, a partir de 2018, foram recebidos 23 Graduados em Psicologia com orientação junguiana com pesquisas acadêmicas concluídas em tese. Atualmente (março de 2019) mais 4 profissionais ingressaram nos anteriores e há 115 alunos de teses em diferentes etapas de seus projetos de pesquisa, na expectativa de chegar a um número igual ou superior ao total de 40 profissionais recebidos nesta modalidade até o final deste ano . Isso mostra uma política ativa e comprometida que garante a formação e integração de profissionais altamente qualificados e especializados da corrente junguiana.

No âmbito do cumprimento do objetivo central da Fundação Junguiana de Psicologia Analítica FPAJ, que é a divulgação do trabalho do psicólogo suíço Carl G. Jung, os profissionais da atual equipa de trabalho (23 Graduados em Psicologia e 32 alunos assistentes) realizam múltiplas participações em ateneu, simpósios, congressos e associações profissionais em todo o país.

Quanto à participação em colégios profissionais, destacam-se as atividades desenvolvidas no Colégio de Psicólogos da Província de Córdoba ( "Trípticos junguianos"; "Borges e Jung: um encontro fecundo"; "II Conferência de Psicologia Analítica: Arquétipos de assuntos atuais e clínica junguiana ”).

As atividades foram realizadas em conjunto com o Instituto Goethe de Córdoba, onde foram realizados dois dias ( Psicologia Analítica: O símbolo como Re-união dos separados ).

A Fundação tem ministrado ininterruptamente desde 2013 uma Formação Bianual de Pós-Graduação em Psicologia Analítica Juguiana que atualmente forma 127 Profissionais. Professores destacados como Dr. Teodoro Elías Isaac, Dr. Bernardo Nante, Dr. Raimon Arola, Dr. Ignacio Liendo, Dr. Javier Mercado, Dr. Gerardo Dealbera, Mgter têm participado de nossa equipe. Marice Caro, Lic. Delia Paulina Bournissen, Lic. Rosana Asis, Prof. Lic. Fabian Humberto Jordan.

Da mesma forma, a Fundação possui múltiplas propostas de cursos, workshops e seminários. Dentro destes formatos podemos destacar os ciclos de "Cinema de Debates Junguianos", "O Café dos Arquétipos", "Oficina de Análise Experimental de Sonhos", "Seminário Avançado de Psicologia Forense com orientação junguiana"; "Seminário intensivo: As mil e uma noites em uma chave junguiana"; “Encontro de autoconhecimento: Entre Danças”; "Dias de Psicologia Analítica: Arquétipos Atuais e Clínica Junguiana ” (que está em sua sexta edição), entre as mais proeminentes.