SOBRE A PSICOLOGIA DA RELIGIÃO OCIDENTAL E A RELIGIÃO ORIENTAL
Frequência: Segundo e quarto sábado de cada mês.
Horário: 17h00 às 19h00
Dia: Sábados
Duração: 4 meses (setembro a dezembro)
A religião ocupa um lugar central na obra de Jung que, especialmente nos escritos de seus últimos anos, deu especial atenção ao fenômeno religioso. O grande mérito de Jung está em ter sido capaz de reconhecer que as representações originais subjacentes e comuns às diversas religiões constituem conteúdos arquetípicos da alma humana.
“Resposta a Jó”. Na segunda, são compilados sobretudo comentários e prólogos a textos religiosos orientais como o I Ching ou o Bardo Todol.
Neste volume, seis interessantes estudos de Jung são reunidos sobre alguns textos e tradições da Índia e da China, que representam um exemplo excepcional do encontro de um ocidental com a sabedoria do Oriente.
Especificamente, a leitura de textos orientais oferece a Jung o suporte de antigas tradições, de doutrinas muito sutis e elaboradas, e de métodos privilegiados de tomada de consciência com os quais milhares e milhares de indivíduos tentaram, ao longo dos séculos, alcançar um maior autoconhecimento. conhecimento e estados superiores de superação de suas limitações materiais e ordinárias, em contraste com os diferentes métodos psicológicos, psicanalíticos e espirituais que têm sido típicos da tradição ocidental.